terça-feira, 10 de setembro de 2013

MULHERES VIRTUOSAS

Quais as virtudes de uma mulher cristã?
Quais as virtudes de uma mulher cristã?
As virtudes de uma mulher temente a Deus são como pérolas valiosas. Observemos uma concha. Ela é bonita, mas o seu verdadeiro valor está dentro dela. Existem muitas conchas no mundo, mas são poucas as que trazem o valor precioso que é a pérola! A pérola que está dentro da concha é que vale infinitamente mais, não importando o tamanho, a beleza e a cor da concha.
Certamente nos ajuda o que a Bíblia fala em Colossenses 3.12-14, para analisarmos realmente o que significa ser uma mulher virtuosa tendo os seguintes atributos de Deus:
Misericórdia: é compaixão. É ajudar as pessoas. É doar-se. Deus nos deu o exemplo maior – João 3.16.
Bondade: é fazer o bem. Bondade é uma ação boa motivada por um espírito generoso.
Humildade: é reconhecer a nossa posição perante Deus. Um espírito humilde não exige os seus próprios direitos, mas reconhece que se somos alguma coisa é somente pela misericórdia e graça do Senhor.
Mansidão: é brandura, suavidade. É uma qualidade pacífica. A mansidão não deve ser confundida com fraqueza, pois exige grande domínio próprio.
Longanimidade: significa “grandeza de ânimo”. É paciência em relação a outras pessoas, não cobrando tão rapidamente seus erros.
Perdão: é desculpar, absolver, esquecer. É o mesmo conceito de cancelar uma dívida – tetelestai no original grego.
Amor: ele está acima de tudo. É o dom supremo!
Estudo sobre as Mulheres da Bíblia
A obra-prima de Deus é o homem. Quando Deus o criou, Ele viu que era muito bom. Mas como o homem sentiu solidão, Deus lhe fez uma companheira que lhe fosse idônea, ou seja, capaz. Capaz de ajudá-lo, de animá-lo, de fortalecê-lo, de ser a pessoa que andasse lado a lado com ele e, enfim, viesse a completá-lo. Então surgiu o pecado e, ao longo dos anos, o pecado tem causado separação, dor e fracassos. Muitas mulheres falharam, mas ao buscar ajuda no Deus Único e Verdadeiro, tiveram suas vidas restauradas numa Rocha firme.
As mulheres da Bíblia tiveram grande importância no Plano da Salvação que o Senhor determinou. Mulheres como Joquebede, Ana e Ester nos deixaram o exemplo de terem buscado forças nAquele que as conduziu; outras, como Eva, Sara, Miriã, caíram, mas o Senhor as levantou; a mulher de Ló, Dalila e Jezabelbuscaram para si mesmas o que o mundo lhes oferecia e se perderam na soberba, luxúria e morte. Tristes exemplos que nos servem de alerta para não cairmos na concupisciência do mundo.
“Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” – Provérbios 31.30. O temor do Senhor dá à mulher uma nova estatura; conhecer o Senhor a fortalece em prosseguir para o alvo; a intimidade com o Senhor capacita a mulher a suportar a tribulação – 2 Coríntios 4.8-9.
Uma palavra pessoal:
Decidi escrever um estudo sobre a vida das Mulheres da Bíblia, depois de minha experiência de mais de trinta anos convivendo com mulheres que se identificaram com sofrimentos, decepções, alegrias e bênçãos que tantas heroínas bíblicas vivenciaram.
Fiquei surpresa numa reunião de senhoras quando a maioria das participantes se identificou com Lia, a irmã de Raquel – que mesmo não sendo valorizada como deveria pelo marido e pelos filhos, permanceu firme, clamando ao Senhor, e Ele foi extremamente misericordioso com ela. De um dos filhos de Lia, Judá, veio a descendência real do nosso amado Senhor Jesus.
Algumas mulheres são um pouco desconhecidas de todas nós, mas suas vidas impactaram também minha vida e me fizeram conhecer mais da atuação do Senhor diante de um coração cheio de fé. Avalei vários livros e adaptei ideias e estudos, servindo-me também de experiências vividas com o meu grupo de senhoras.
Que todos esses estudos sirvam de estímulo e desafio no treinamento da busca da mulher virtuosa. Espero de todo o coração que esses estudos marquem também sua vida, prezada irmã, numa lição de constante confiança e fé inabalável no único Deus, nosso Salvador.
Ione Haake

domingo, 8 de setembro de 2013

QUEM E O LEAO DA TRIBO DE JUDA?

Quem já ouviu esta expressão, o Leão da tribo de Judá? Com certeza todos os leitores da Bíblia Sagrada conhecem este significado, mas se você não conhece, gostaria de passar um pouco mais sobre este grande personagem.


João Batista, apareceu no deserto pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados e falando sobre O Leão.

E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.(Marcos 1:7 A 8)

Este Leão,manso como um cordeiro,.....
que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo,tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.(Filipenses 2:6 a 8)

...foi forte o suficiente para cumprir a sua missão , um verdadeiro Leão da tribo de Judá.

O Apostolo João, quando foi arrebatado aos céu, viu um livro selado por dentro e por fora , com sete selos e este livro estava nas mãos de Deus e também viu um anjo dizendo:
Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
E ninguém no céu, nem na Terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E o Apóstolo João chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.Mas uns dos anciãos que estavam próximos falou : Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raíz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.

E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre(Apocalipse 5;11 a 13)



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

HADASSA

Hadassa ou Hadassah é um nome de origem hebraica e que significa "murta" que é um ramo de um arbusto que nasce no deserto, e que era utilizado pelos hebreus para cobrir as tendas na Festa dos Tabernáculos. Com isto entendemos que este nome significa cobertura, proteção e também mulher de governo, de influência. Nome primitivo da rainha Ester.